JOSÉ MANUEL MORAN, em seu texto sobre as transformações que se fazem necessárias na escola atual, deixa claro seu ponto de vista sobre algumas questões pontuais que fazem a educação de nossos dias "agonizar" parecendo que tudo está perdido.
Segundo o autor do texto, a falta de qualificação e motivação são fatores que influenciam diretamente no trabalho de educadores que, sentindo-se desvalorizados em sua profissão, perdem o sentido do "ensinar", tornando a escola, uma instituição frequentada, não por opção, mas por obrigação.
Diante desse mundo onde a tecnologia avança a passos largos e os alunos dispõem de diversos meios para estarem informados, a escola, com os resquícios da transmissão de conhecimentos que traz há décadas, sem conseguir libertar-se, vem perdendo espaço. Alunos frequentam a escola sim, mas não por opção e sim por obrigação.
Dar um basta nesse modelo de educação que pretende formar meros transmissores daquilo que ouvem é o grande desafio da escola atual. Todos somos agentes transformadores (ou não) da sociedade na qual vivemos. O poder que a escola possui na formação do indivíduo deve ser refletido com urgência para que nós, professores não continuemos a "matar" o poder criativo de nossos alunos e seu poder de decisão.
Não basta termos acesso e estarmos por dentro de todos os avanços tecnológicos se não houver o comprometimento de utilizá-los para que nosso aluno desenvolva habilidades que até então não haviam sido descobertas. É esse o desafio da escola atual: deixar de ser apenas transmissora de informações, pois isso nosso aluno adquire de forma mais prazerosa no seu dia a dia. É necessário que a tornemos um local de pesquisa, descobertas, enfim, um local onde o aluno frequente por saber que lá vai encontrar profissionais comprometidos com seu trabalho e que mediarão a construção de seu conhecimento.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
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